Quando a minha criança deve começar a estudar inglês? | BRASAS

Quando a minha criança deve começar a estudar inglês?

Quando a minha criança deve começar a estudar inglês?

Teste o Método BRASAS sem pagar nada!

Com o BRASAS Start, você assiste a aulas gratuitas em julho antes de se matricular! Para se inscrever, agendar seu teste de nivelamento ou tirar qualquer dúvida, converse com nossas secretárias pelo WhatsApp, clicando abaixo.

Esta é uma pergunta que todos os pais se fazem. E se antes a dúvida começava quando as crianças tinham entre 6 e 8 anos, agora o questionamento surge quando elas começam a falar. Afinal, se estão falando português, podem aprender inglês também, certo? Então… Não.

Parece contraditório, mas nesse post a gente vai te ajudar a entender como é o processo de aprendizado infantil de outro idioma, te dar algumas dicas e mostrar qual a idade mais indicada para iniciar o curso de inglês.

Segure a ansiedade

Hoje sabe-se que o inglês é importante para viver o mundo. Deixou de ser um diferencial e passou a ser fundamental no ambiente acadêmico e profissional. Portanto, estudar o idioma precisa estar entre as prioridades na vida de qualquer um, mas isso não significa que deve acontecer precocemente.

Se uma criança começa a estudar inglês aos 3 anos, o que ela irá aprender? Nesta idade, os pequenos ainda não estão alfabetizados, possuem um vocabulário reduzido na língua materna e não estão prontos para formular frases completas. Sendo assim, o aprendizado ficará resumido a palavras soltas dentro do universo de interesse dela.

Embora o vocabulário em inglês esteja sendo trabalhado, o estímulo é bastante limitado. E após passar um bom tempo apenas falando “cat”, “dog” e “bear”, quando chega a hora de falar “the cat is white”, ela fica com “preguiça” de construir frases completas.

Não se apresse. Tudo a seu tempo.

Outro ponto é que o inglês precisa acompanhar o ensino do português. Iniciando muito cedo, a criança terá pouco espaço para evoluir na estrutura gramatical da nova língua.
Com isso, se a sua criança entrou no curso de inglês aos 3, ela vai ser exposta ao vocabulário, mas só aos 6 começará o trabalho com frases e a partir dos 8 é que vai passar a desenvolver as 4 habilidades em conjunto – entender, falar, ler e escrever. Será que é interessante começar a estudar inglês tão antes disto acontecer? As crianças podem se cansar e perder o interesse ao longo deste caminho.

Se não pode tão cedo, quando meu filho deve começar?

É importante criar uma relação saudável entre seu filho e a língua inglesa. E isso pode ser feito em três momentos.

1) Aos 6 ou 7 anos. Nesta fase, a ida ao curso de inglês faz parte de uma “conquista” da criança para o idioma. Mesmo sem estar completamente alfabetizada, ela vai ter uma aproximação proveitosa com o inglês, aprendendo vocabulário simples, dentro de frases completas e se familiarizando com os sons da nova língua.

2) Aos 8 ainda temos muito tempo! A diferença é que a criança não vai passar pela etapa de familiarização – que é desejável, mas não essencial – e vai iniciar o estudo formalizado da língua. Aqui as quatro habilidades (fala, escuta, escrita e leitura) e gramática serão introduzidas paralelamente. E aquele vocabulário que ela iria aprender aos 6/7 anos é rapidamente adquirido.

3) Caso a sua criança tenha passado dos 8 e ainda não tenha iniciado, a dica é: coloque-a em um curso de inglês antes que a escola regular comece a cobrar desempenho e resultados na língua. Infelizmente, muitos alunos sentem dificuldade com a didática das escolas regulares. E quando começam os problemas, o curso de inglês surge como salvador da situação, mas sem tempo para seguir o ritmo natural do aprendizado. Quando isto acontece, em muitos casos, as crianças sentem um enorme desconforto com a nova língua, criam bloqueios e/ou se desinteressam completamente pelo idioma.

Aqui no BRASAS, nós oferecemos cursos para crianças a partir dos 6 anos de idade. Nosso método é voltado para a fluência e foi criado especificamente para brasileiros. Isso quer dizer que o ensino do inglês acompanha o ensino do português, facilitando a associação dos alunos.

Para conhecer mais sobre a nossa escola e ficar por dentro dos nossos cursos e promoções que vão te fazer falar inglês de verdade, assine a nossa newsletter!

Dê o primeiro passo